Como procurar emprego na área de TI

Você acabou de completar uma especialização em TI e agora vem a parte mais complicada: conseguir um emprego na área de TI. Está nesta situação? Ou talvez já empregado e buscando uma posição melhor?

São tantas opções de formatos de currículos, formas de networking e sites para encontrar vagas em TI que fica difícil saber até por onde começar. Quer ajuda para encontrar a tão sonhada vaga na área? Então continue lendo!

Como ter um perfil atraente para um recrutador

 Mostrar que você é o candidato ideal para uma determinada vaga nunca é tarefa fácil. Existem muitos empregos disponíveis na área de TI, que muitas das vezes não são preenchidas por falta de qualificação dos candidatos ou mesmo problemas em critérios básicos como um bom currículo ou o domínio de uma língua estrangeira. Veja dicas para vencer qualquer processo seletivo!

Currículo

Antes de buscar um emprego na área de TI é preciso montar um currículo matador! Na maioria dos processos seletivos, a análise curricular é a primeira etapa, ou seja, sem um bom currículo você não irá avançar.

Além de um design claro e objetivo, um bom currículo deve valorizar as experiências, qualificações, conhecimento de línguas (inglês é fundamental) e conquistas profissionais daquela pessoa. Lembre-se, muitas das vezes o recrutador receberá inúmeros currículos para avaliar.

Falando em currículos, não esqueça de criar um perfil no LinkedIn. A rede social corporativa mais influente do mundo é lugar para socializar, postar novidades do setor, além de conter um poderoso resumo profissional que fica disponível para recrutadores. Quer saber quantas carreiras da área de TI estão entre as mais buscadas no LinkedIn em 2017? Então leia este artigo.

Networking

Muitas das melhores vagas não chegam a ser anunciadas e isso vale para um emprego na área de TI também. Com um bom networking você consegue saber antes de vagas e receber indicações durante processos seletivos. Isso sem contar que conhecer outros profissionais da área para trocar informação e conhecimentos é sempre muito válido.

Uma boa forma de procurar emprego na área de TI é justamente interagindo com sua rede de contatos quando você estiver buscando uma oportunidade.

Uma boa forma de fazer networking é procurar na sua cidade eventos com temas ligados à área de TI. Quer mais dicas? Então conheça este e-book!

 

Formação

Uma boa forma de aprimorar o currículo e fazer um networking de alto valor é se matriculando em cursos na área de TI. Durante as aulas, além de aumentar os seus conhecimentos teóricos e práticos, você fará networking com outros alunos e com os professores, geralmente profissionais reconhecidos.

Existe muito autodidatismo na área de TI, mas muitas vezes, as empresas buscam por profissionais certificados, sendo este um dos principais critérios de uma primeira analise curricular.

Tenha bom relacionamento interpessoal

 Foi-se o tempo que os profissionais da área de TI eram isolados do restante da empresa e quase não interagiam com os demais departamentos. Máquinas são fáceis de lidar, agora pessoas… Busque desenvolver competências que te levarão longe em qualquer empresa como paciência, cordialidade e principalmente saber trabalhar em equipe.

 Outra coisa: Tenha humildade. Não é porque você é bom em uma coisa que isso te dá direito a ser arrogante. De novo, um bom relacionamento interpessoal será fundamental para uma carreira promissora em qualquer empresa.

Onde buscar vagas?

Agora que você já possui um perfil atraente, é hora de buscar o tão sonhado emprego na área de TI. São diversas opções de sites que disponibilizam vagas que fica até difícil saber por onde começar. A maioria destes sites são gratuitos, contendo alguns recursos exclusivos para assinantes. Vamos aos principais:

 

Agora que você já sabe por onde começar a buscar um emprego na área de TI, o que está esperando? Comece hoje mesmo a fazer networking, montar um currículo matador e se desejar conhecer mais sobre os melhores cursos na área de TI, nossas consultoras estão aqui para te ajudar!

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"

 

Trackback de seu site.

TIEducacional

Atuando no mercado desde 2006, a TI Educacional é empresa especialista em cursos ERP, formada por profissionais de Tecnologia da Informação e Educação e arquitetada pelo empresário Ernesto Haberkorn, referência em gestão e visão de negócios em software de gestão.