O que é OKR e como usar na área de TI?

Você sempre teve curiosidade como as grandes empresas de tecnologia do Silicon Valley como Google, LinkedIn e Dropbox definem suas metas? Então precisa conhecer mais sobre o que é OKR e principalmente seus usos na área de TI.

Criada em pela Intel em 1998 e adotada pelo Google um ano depois, a metodologia é tida como uma das responsáveis pelo crescimento do buscador para a gigante que é hoje. Quer aprender o que é OKR, como aplicar na empresa onde você trabalha e qual o impacto disso na sua carreira? Continue lendo!

 

Mas afinal, o que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, que em português fica Objetivos e Resultados Chaves. Com esse framework é mais fácil criar metas e garantir o engajamento da equipe para o cumprimento destes objetivos. Depois de definida a OKR principal da empresa, as diretorias e equipes devem quebrar suas metas em OKRs menores que contribuam para esse objetivo maior.

 

Resumindo: Um Objetivo é o onde a empresa deseja chegar e os resultados chaves indicam como a empresa vai conseguir alcançar esse objetivo. Vamos entender melhor como compor uma OKR.

 

Objetivo

  • Onde a empresa deseja chegar
  • É qualitativo
  • Motivação e inspiração para o restante da empresa

 

Resultados Chave

  • Formas de averiguar se o Objetivo está próximo de ser alcançado
  • É quantitativo
  • Métricas de sucesso (KPI)

 

O ideal é que para cada objetivo sejam definidos de 2 a 5 resultados chaves, além disso, OKRs devem ser revistas, geralmente, a cada três meses. Para funcionar, os resultados chaves precisam ser SMART, ou seja:

 

  • Specific: Específico;
  • Measurable: Mensurável;
  • Assignable: Com um responsável claro;
  • Realistic: Realista;
  • Time-related: Com um deadline ou recorte de tempo claro.

 

Vamos ver um exemplo de OKR para você compreender melhor!

 

OKR da empresa:

  • Dobrar o número de clientes em três meses

 

Resultados chave a serem observados:

  • Reduzir o número de cancelamentos
  • Melhorar reputação no mercado e perante os clientes
  • Conseguir aumentar o número de indicações de novos clientes

 

OKR da área de TI:

  • Melhorar o suporte do produto

 

Resultados chave a serem observados:

  • Diminuir o número bugs reportados por clientes
  • Ter no máximo 3 cancelamentos por funcionalidade instável
  • Roadmaps concluídos no prazo

 

Como definir OKRs

 

Mesmo em empresas da área de TI, pode haver muita burocracia para definir as OKRs por conta de sua importância. Uma boa solução é marcar OKR Plannings, encontros em formato de plenária para obter alinhamento vertical e horizontal entre áreas.

 

Com a OKR da empresa definida, são formadas equipes com pessoas de diferentes diretorias e hierarquias para a definição das OKRs trimestrais. Tudo isso é apresentado e acompanhado durante as OKR Plannings.

 

A metodologia da OKR prega que o objetivo final seja bastante ambicioso. Por conta disso, ao implantar a OKR em uma empresa uma das dificuldades mais comuns é a resistência dos colaboradores. Isso porque suas metas individuais, aquelas que impactam as remunerações variáveis, ficam mais difíceis de alcançar.

 

Se esse for o seu caso, sugira que as comissões sejam pagas a partir de avaliação de desempenho, onde se leva em conta além do percentual de alcance das metas, a dificuldade delas e a relevância que estas têm em relação ao negócio ou mesmo a OKR da empresa.

 

Agora que você sabe o que é OKR e como essa metodologia pode impulsionar os resultados de uma empresa área de TI, está na hora de começar hoje mesmo a arregaçar as mangas!

 

Agora reflita, será que há algo na sua carreira que te prepararia melhor para os desafios que a sua OKR propõe? Invista em formação para ter uma carreira mais promissoras! Conheça os cursos da TI Educacional ou fale com uma de nossas consultoras!

E-book "Guia para o sucesso na carreira de TI"

Trackback de seu site.

TIEducacional

Atuando no mercado desde 2006, a TI Educacional é empresa especialista em cursos ERP, formada por profissionais de Tecnologia da Informação e Educação e arquitetada pelo empresário Ernesto Haberkorn, referência em gestão e visão de negócios em software de gestão.