Profissões mais procuradas

Conheça as 15 profissões mais procuradas em 2016

Não é surpresa alguma que a economia brasileira vem sofrendo com uma grande instabilidade já há alguns anos e com isso, o número de desempregados cresce bastante, o que gera uma crescente também no interesse das pessoas por atuarem nas profissões mais procuradas e promissoras da atualidade.

Devido à dificuldade encontrada, algumas pessoas estão mudando suas atividades e partindo para novas carreiras em busca de melhores resultados. Pois bem, embora a maioria dos setores estejam sofrendo com essa crise, ainda existem setores que conseguem se manter saudáveis e até mesmo em um intenso crescimento, e em geral, eles estão amplamente ligados ao mercado de Tecnologia da Informação.

Para que você saia na frente e garanta sua vaga, é bom ficar de olho nas profissões mais procuradas em 2016es mais procuradas nesse ano e como se desenvolver para conquistar sua oportunidade. Por isso, resolvemos fazer uma lista com 15 das profissões mais procuradas em 2016, e que continuarão promissoras para 2017. Vamos lá?

 

Lista com 15 das profissões mais procuradas em 2016

 

1 – Vendedor

O vendedor faz a comunicação entre empresa e cliente buscando vender um serviço ou produto. Em geral, essa profissão é escolhida por não ter como pré-requisito experiência ou cursos específicos. Veja, é claro que algumas empresas preferem profissionais com experiência, mas num geral, preferem treinar seus vendedores para que usem um discurso apropriado e padronizado.
Embora não sejam necessários certificados, este cargo não é para qualquer um, isso porque pede que a pessoa seja bastante comunicativa e empática.

 

profissoes-mais-procuradas-vendedor

 

2 – Tecnologia da informação – TI

Esta categoria pode ser dividida em 3 partes principais sendo infraestrutura, software e banco de dados. Embora falemos de uma forma um pouco mais específica sobre cada um nos itens abaixo, vale citar aqui um apanhado geral do setor de TI, que por sinal, faz parte da maioria das grandes empresas do mundo.
Em geral, o profissional de TI está em busca da organização das empresas bem como do seu progresso.

 

profissoes-mais-procuradas-tecnologia-informacao

 

3 – Programador de jogos

O mercado de jogos para consoles, e principalmente, para smartphones, vem crescendo bastante no Brasil. Atualmente já existem, inclusive, cursos especializados na modalidade.
Embora seja promissor, a profissão pede bastante habilidade com os códigos de programação e muita, mas muita mesmo, criatividade e imaginação. Além disso, aqueles que não falam inglês tendem a sair perdendo na corrida pelo cargo.

 

profissoes-mais-procuradas-programador-jogos

 

4 – Gerente de Infraestrutura

O gerente de infraestrutura é o responsável por um dos setores que mais se tornou fundamental nas empresas atualmente, a TI. A função se tornou tão importante porque ela garante o bom rendimento operacional da empresa, é aqui que custos menores são aliados à eficiência.
Para atuar no cargo é preciso possuir experiência tanto na gestão de pessoas quanto na administração de banco de dados, ERPs e servidores em geral.

 

profissoes-mais-procuradas-gerente-infraestrutura

 

5 – Diretor de tecnologia

Este cargo é um dos mais pressionados do mercado, afinal, ele é o responsável por encontrar soluções para as necessidades da empresa. E quando falamos em necessidades, geralmente, elas giram em torno de diminuir custos, aumentar número de clientes, melhorar a produtividade da equipe, criar novos produtos e assim por diante.
Em geral, os profissionais deste cargo possuem muito estudo especializado e estão sempre ligados à tudo de novo que surge no ramo da tecnologia.

 

profissoes-mais-procuradas-diretor-tecnologia

 

6 – Arquiteto de sistemas

Esse é o profissional que oferece à um Website toda a usabilidade e suporte que lhe é requisitado. Levando em conta que atualmente o número de informações que corre pela rede é enorme e que o número de e-commerces só cresce em todo mundo, contar com profissionais que fazem tudo isso funcionar, praticamente em tempo real, é fundamental.
Mais uma vez, trata-se de uma função em que se estuda muito buscando soluções cada vez mais rápidas, integradas e eficazes.

 

profissoes-mais-procuradas-arquiteto-sistemas

 

7 – Analista de Big Data

Essa função se tornou extremamente importante uma vez se utilizar da análise de dados para entender melhor as necessidades e hábitos dos clientes. Em geral, são utilizados em redes varejistas, operadoras de telefonia e grandes companhias.
Neste caso, além de contar com qualificação específica, é necessário ter um perfil bem analítico.

 

profissoes-mais-procuradas-big-data

 

8 – Auxiliar administrativo

Esta profissão é uma grande porta de entrada para executivos em geral, uma vez ser o responsável pela organização de documentos referentes à empresa, atuando, inclusive, em diversas áreas como compras, pagamentos, fluxo de caixa e muito mais. Além disso, na maioria das vezes, é o responsável pelo atendimento ao público, principalmente através de e-mails e atendimentos telefônicos.
Embora o cargo tenha sido visto, antigamente, como algo que qualquer pessoa poderia fazer, hoje em dia já são necessários cursos e habilidades como falar inglês garantem um melhor salário.

 

profissoes-mais-procuradas-administrador

 

9 – Auditor

O auditor é o responsável por uma análise cuidadosa e periódica das atividades da empresa a fim de garantir que as ações tomadas correm dentro das leis estipuladas para o setor, bem como, seguem um planejamento preestabelecido pela diretoria da empresa.
Para exercer esse cargo, é fundamental que a pessoa seja equilibrada emocionalmente, contar com um pensamento analítico, ser discreto e extremamente confiável.

 

profissoes-mais-procuradas-auditor

 

10 – Desenvolvedor

Trata-se de uma das profissões mais promissoras dentre este leque. Dentro do setor de TI, os desenvolvedores chegaram a preencher mais 40% das vagas. Entretanto, o cargo exige atenção específica, uma vez que a maioria dos sistemas estão migrando para a nuvem.
Por isso, o desenvolvedor de estar sempre atento à novas tendências e em constante treinamento a fim de aprender e aprimorar novas técnicas.

 

profissoes-mais-procuradas-desenvolvedor

 

11 – Gestor de projetos

Já o cargo de gestor nunca sai das listas de cargos mais buscados ano a ano, o que muda no caso são suas atribuições.
Atualmente, um gestor precisa, necessariamente, possuir algum conhecimento em tecnologia a fim de buscar novas soluções para o seu setor. E mesmo que o gestor não seja um especialista em determinada tecnologia, é fundamental que ele consiga a contratação de especialistas bem como saber avaliar o desempenho, tanto da solução em si, como de seus colaboradores.
O gestor de projetos atua em parceria com o Diretor de Tecnologia, entretanto, possui uma visão mais ampla do projeto e da empresa como um todo, isso porque além do conhecimento citado, ele ainda precisa entender o básico de contabilidade, economia, direito, administração, gestão de pessoas e muito mais.

 

profissoes-mais-procuradas-gestor-projetos

 

12 – Cloud/Saas

Conforme citamos no item 10, a evolução das tecnologias está levando a maioria dos processos empresariais para a nuvem, ou seja, alocado na internet, com isso, profissionais de tecnologia vêm se interessando e aprimorando seus conhecimentos para o setor.

 

profissoes-mais-procuradas-cloud-saas

 

13 – Especialista de marketing

Não é surpresa nenhuma que as mídias sociais se tornaram essenciais para empresas de qualquer porte. Reclamações sobre serviços ou produtos de má qualidade viralizam com uma velocidade impressionante e por isso, um acompanhamento deve ser realizado.
E essa é uma das principais funções do especialista de marketing. Acompanhar comentários sobre a empresa, as tendências do ramo e a concorrência.
É fundamental que o profissional desta área seja bastante ágil, conheça as peculiaridades de cada rede social, seja criativo e com boa capacidade de comunicação.

 

profissoes-mais-procuradas-marketing

 

14 – Gerente de e-commerce

Conforme falamos no item 6, o e-commerce está numa grande crescente no Brasil, exatamente por isso, se tornou imprescindível contar com um gerente que cuide de todo o processo. Entretanto, engana-se quem acha que o gerente só se preocupa com as vendas, com a criação de promoções e etc, na verdade, ele deve ter a habilidade de interpretar os dados recebidos a fim de criar novas estratégias e corrigir possíveis erros, além de estar sempre atento às novas tendências do mercado.

 

profissoes-mais-procuradas-ecommerce

 

15 – Design

O Design é o responsável pelos projetos gráficos em geral. São eles os criadores dos logotipos e também toda a comunicação visual da empresa. São eles, inclusive, que desenvolvem interfaces para sites, games e celulares.
Basicamente, eles atuam em parceria com boa parte das profissões citadas aqui, além de outras mais. Um ponto crucial da profissão é a criatividade e a versatilidade!

 

profissoes-mais-procuradas-design

 

Independente de qual dessas profissões mais procuradas você escolher, um fato é unanimidade! É preciso estudar e se capacitar, sempre! Somente assim, é possível se destacar da crescente concorrência que o mercado de trabalho brasileiro enfrenta.

 

E você? Como encara os desafios e oportunidades de carreira na área de TI? Utilize o espaço de comentários e conte para a gente sua experiência como profissional de tecnologia!

4

 

Trackback de seu site.

Murilo Cherighim

Formando em Publicidade, Propaganda e Marketing no Mackenzie, Murilo Cherighim é Head de Growth Hacking. Possui grande conhecimento na área de mídias pagas, SEO e Inbound Marketing, certificado pela Hubspot e Rock Content. Além disso, Murilo acompanha de perto o mundo do empreendedorismo e sonha ter sua própria empresa
  • Francisco Ferreira da Silva Filho

    Que ótimo artigo, parabéns!

TIEducacional

Atuando no mercado desde 2006, a TI Educacional é empresa especialista em cursos ERP, formada por profissionais de Tecnologia da Informação e Educação e arquitetada pelo empresário Ernesto Haberkorn, referência em gestão e visão de negócios em software de gestão.