transicao-de-carreira

Como fazer uma boa transição de carreira

Descubra como fazer uma boa transição de carreira na área de TI com dicas, planejamento e desmentindo mitos de recolocações profissionais.

No mundo corporativo de algumas décadas atrás, falar-se em transição de carreira era algo intolerável, ninguém poderia pensar em mudar de carreira. A meta profissional daquela época era, alcançar uma carreira estável, com um bom salário e não correr riscos, mesmo que isto custasse a sua felicidade.

Por isso, nós iremos mostrar como fazer uma boa transição de carreira, nosso intuito é, ajudar as pessoas a conseguir fazer uma mudança profissional estável.

Planeje sua transição de carreira

planejamento-da-transição-de-carreira

Uma transição de carreira bem planejada é ponto de partida para o sucesso da nova empreitada profissional. A maioria das coisas feitas pelo calor do momento ou por impulso é algo que nos arrependemos, por isso, planejar e calcular a sua transição na carreira é algo fundamental.

Para dar os próximos passos na sua vida profissional é bom que tenha um planejamento da  sua nova carreira, alguns exemplos são:

  • Ter guardado uma renda para investimento e até mesmo ter uma segurança financeira.
  • Buscar cursos e conhecimentos na nova área que deseja começar o ofício desejado.
  • Já ter em mente quais as empresas que deseja trabalhar para ter um foco maior.

Mas quando falamos em planejar a sua transição de carreira, estamos falando sério. Documente todos os seus objetivos, detalhe o próximo passo e qual o curso ideal que deve ser feito para alcançar suas metas e objetivos.

Uma dica final para o seu planejamento de transição de carreira é você procurar profissionais da área que queira ingressar e pedir dicas, orientações e fazer um bom networking.

Mitos sobre a transição de carreira

Quando decidimos fazer uma transição de carreira e avisamos familiares e colegas de trabalho, começam a surgir as opiniões contrárias a esta decisão e consequentemente surge nas rodas de conversa e conselhos os maiores problemas sobre mudar de carreira. Então, resolvemos desmentir esses mitos da transição de carreira e elencamos os 4 mais frequentes.

 

4 mitos sobre a transição de carreira

 

mitos-da-transicao-de-carreira

1 – Irá desperdiçar todo o conhecimento que adquiriu

Não, você não irá desperdiçar o conhecimento que adquiriu aos longos dos anos de trabalho. Na verdade, você irá levar todo o conhecimento como bagagem para a nova profissão, em maior ou menor, você vai usar o seu conhecimento  a seu favor e pode virar até uma vantagem competitiva.

 

2 – Somente jovens podem mudar de carreira

Provavelmente você vai escutar isto também, mas não leve a sério, existem grandes empreendedores do mercado que fizeram a transição de carreira quando ninguém mais esperava. Por isso, não se pode desistir de um sonho, ainda mais se ele lhe trazer felicidade e estabilidade financeira.

3 – Quem muda de carreira não tem compromisso

Temos que escolher uma carreira para a vida toda muito jovem, isso confunde e nos faz tomar decisões precipitadas. Na maioria das vezes escolhemos profissões por impulso e acabamos nos decepcionando ao decorrer da vida. É quando entra a transição de carreira, pois, percebemos que gostaríamos de seguir outro tipo de carreira e ela que nos fará feliz e possivelmente trará um bom rendimento.

 

4 – É preciso de muito dinheiro para realizar a transição de carreira

Algumas pessoas pensam e saem proferindo que fazer uma mudança de carreira é muito cara e que consequentemente são poucos que podem fazer. Porém, se você seguir o nosso planejamento citado acima, pode tornar este sonho muito mais viável e ao seu alcance.

Finalizando a sua transição

Agora que você viu como fazer um planejamento da transição de carreira, não se deixe abalar para ir atrás do seu sonho de uma nova carreira, além do mais, não se deixe abalar por qualquer comentário maldoso por parte de alguém. Como vimos, mitos sobre a mudança de carreira não falta no mercado, então tenha foco e planejamento que tudo é alcançável.

Esperamos que tenhamos sanado as suas dúvidas sobre transição de carreira e lhe dado um bom direcionamento. Gosta da área de TI e ainda mais sobre como fazer uma boa gestão de empresas com ERP? Dê uma olhada nos nos cursos e aprenda com a TI Educacional.

Trackback de seu site.

TIEducacional

Atuando no mercado desde 2006, a TI Educacional é empresa especialista em cursos ERP, formada por profissionais de Tecnologia da Informação e Educação e arquitetada pelo empresário Ernesto Haberkorn, referência em gestão e visão de negócios em software de gestão.